Tags

, , , ,

Pesquisadoras da Unicamp, em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, desenvolveram formulação de snacks com propriedades funcionais. O trabalho foi publicado na edição de janeiro/março da revista Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Salty Snacks

Os snacks foram desenvolvidos com a adição de isolado protéico de soja e licopeno como ingredientes funcionais. Os resultados mostraram que o produto obteve boa aceitação junto aos consumidores.

De acordo com a RDC 359/203, para ser considerado funcional, o alimento não deve ser de consumo ocasional. Os snacks ainda estão na categoria de alimentos de consumo esporádico, o que limita a alegação de funcionalidade.

Embora na legislação os snacks ainda sejam considerados de consumo ocasional, o que se observa na prática é um aumento no seu consumo. Estima-se que o setor movimente cerca de R$ 2 bilhões anuais, distribuídos por cerca de 800 marcas.

Diante desse cenário, o desenvolvimento de novas tecnologia de processamento dos snacks funcionais ganha ainda mais importância. Uma vez que o consumo de snacks só tende a crescer, a alternativa mais eficaz para combater os efeitos negativos do consumo excessivo é a oferta ao mercado de produtos mais saudáveis.

COSTA, P. F. P.; FERRAZ, M. B. M.; ROS-POLSKI, V.; QUAST, E.; QUEIROZ, F. P. C.; STEEL, C. J. Functional extruded snacks with lycopene and soy protein. Ciência e Tecnologia de Alimentos. v. 30, n. 1, p. 143-151, 2010.

STRINGHETA, P. C.; OLIVEIRA, T. T.; GOMES, R. C.; AMARAL, M. P. H.; CARVALHO, A. F.;VILELA, M. A. P. Políticas de saúde e alegações de propriedades funcionais e de saúde para alimentos no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. v. 43, n. 2, p. 181-194, 2007.